As 7 Guimarães


Desse post nasceu a ideia de homenagear as 7 irmãs da Família Guimarães Rocha, filhas de Sr. Guima e D. Lourdes, casados há 60 anos:

Hoje, 11-05-2010, acordei pensando em personalidade.



Olhei ao meu redor e vi muita gente de gênio difícil perto de mim, a começar pelo meu pai, Seu Guima, 82 anos, está magrinho, sustentando uma saúde de vin-vin, mas ainda rege a vida das mulheres que ele pôs no mundo junto com D. Lourdes. Seu Guima passa o dia deitado numa rede no meio da sala principal, controla o cadeado do portão, a televisão, a porta principal, sabe quem entra, quem sai e o que faz lá dentro. Dentro de casa é ele quem manda, e dos 12 filhos, 5 voltaram e 1 nunca saiu de seu domínio, a maioria é mulher, das 7, 4 vive dependendo de seus comandos, não financeiramente porque cada uma trabalha e ganha o suficiente pra viver muito bem, obrigada, mas a proteção, a segurança, a comodidade e, principalmente o amor de pai não nos deixa sair de perto. Eu mesma já saí várias vezes de casa, mas quando estou com problemas, por menor que seja, o convite pra voltar a viver com meu pai, perto dele e resolver todos os meus problemas aparece, e pra mim sempre foi irresistível. Eu até tentei ser independente totalmente do gênio de Seu Guima, mas jamais encontrei na vida tamanho amor por mim, um homem que sabe o que é o melhor pra mim, que me apóia profissionalmente, que ajuda a cuidar dos meus com a mesma educação que tive sem tirar minha responsabilidade de mãe. Um homem que diz como devo falar, como devo me portar, como devo trabalhar para obter sucesso na vida, só meu paizinho querido. Mas não admite ser contrariado, nunca, jamais. Ele sempre está certo, e ai de algum filho discordar, ele levanta a voz, briga, grita, impõe seu ponto de vista até cansar. Mas não cansa.


Hoje eu estou pensando no meu paizinho e dando uma pincelada de como minha mãe age com o marido de 59 anos de união. Ela sempre firme, positiva e ativa. Ouve, pára, dar a entender que é omissa, mas faz tudo do jeito dela. E isso eu acho lindo, porque quando ela faz o veinho fica doido e acaba dizendo amém a tudo o que ela quer. Como ela faz isso até hoje? Eu tento entender. Eu e minhas irmãs, porque das 7, só 1 consegue ser assim até hoje. A Bete com seu marido e 4 filhos consegue manter um casamento com a cara e a coragem, sabendo perdoar, resignando-se, mas agindo quando tem que agir sem se omitir. As outras 6, incluindo eu, pra não esquecer, sempre tiveram gênio difícil que nem o do pai, sempre tiveram propósitos, metas, objetivos, sonhos mesmo! E nunca se deixaram dominar pelos amores de suas vidas, e todas tiveram a sorte de um grande amor, aquele de fazer loucuras, aquele de se anular, aquele de rastejar no asfalto quente. Todas tiveram um amor lindo, mas não perdoaram a pior dor de uma mulher louca de amor: a traição. E das 7, 6 desistiram de um casamento, de um lar, de uma vida conjugal permitida por Deus na cerimônia: "Na alegria e na Tristeza".


E, não sei o porquê, mas hoje eu acordei pensando em cada uma das Guimarães. Como são geniosas, como tem força, como fazem acontecer em suas vidas. Todas tem filhos, tem histórias que dá pra fazer um filme cada uma (imagine eu, cineasta milionária com esses filmes!!! Kkkkk).


Saibam que além das 7, tem 5 machos lá em casa, que cada um dá um livro pra contar tb. Mas que eu como mais nova, não os acompanhei na vida. Sempre ficaram mais pra titios.


Em outro post prometo começar a falar de cada uma de "gênio difícil" lá de casa.


Postagens mais visitadas deste blog

A história da menina do pé quebrado

A felicidade bestializa, só o sofrimento humaniza as pessoas ”... Mário Quintana.

Diálogo entre Rei e Rainha